Notícias

09/07/2019 - 15:24 | Editado em: 10/07/2019 - 14:29

Ambulatório Municipal de Especialidades Médicas será inaugurado na quinta-feira

Imagem Notícia

O Executivo Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do IBSaúde, realizará a inauguração oficial do Ambulatório  de Especialidades de São José do Norte. O evento ocorre na próxima quinta-feira (11), às 10h30min. As novas instalações ficam na Rua Dr Edgardo Pereira Velho, 286 – Centro.

O ambulatório iniciou suas atividades desde dezembro de 2017 nas dependências do Hospital Municipal (HM). O objetivo do Executivo com a abertura do ambulatório é o de dar suporte para a atenção básica no que se refere a qualificação  do tratamento e resolutividade das principais causas de adoecimento dos munícipes.

São José do Norte possui referências de especialidades fora do município e grande parte delas tem grandes filas de espera o que muitas vezes dificulta o tratamento.

Com o ambulatório em espaço próprio e adequado o serviço será ampliado. Os pediatras que atualmente atendem no Posto Central passarão a atender no ambulatório, seguindo o fluxo atual de encaminhamento pelas Unidades Básicas de Saúde.

Hoje, o ambulatório conta com as seguintes especialidades:  ginecologia/obstetrícia, cardiologia, dermatologia, endocrinologia, proctologia, neurologia, gastroenterologia, oncologia clínica e pequenos procedimentos cirúrgicos.

Outra grande novidade é que neste ambulatório, São José do Norte passará a contar com atendimento quinzenal em traumatologia e terá sala de gesso.

Para ter acesso a qualquer especialista que atende no ambulatório de especialidades médicas, o usuário do SUS deve primeiro ir na sua unidade de saúde, onde o médico de família irá fazer o encaminhamento se necessário. Isto por que a equipe de profissionais na unidade de saúde é quem pode ofertar um acompanhamento e tratamento integral como preconiza o SUS.

Com os serviços de especialidades médicas disponibilizado no ambulatório nortense, uma boa parte da demanda pode ser tratada no município, de acordo com os recursos e tecnologias disponíveis, fortalecendo a atenção básica com a intenção de ser mais resolutiva.

Deseja procurar outra Notícia?