Notícias

20/05/2019 - 16:53

Estão abertas as inscrições para o Enceeja 2019

Imagem Notícia

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) informa que estão abertas as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja - 2019). O exame para residentes no Brasil será aplicado no dia 25 de agosto, em todas as unidades da federação. A participação no Encceja Nacional 2019 é voluntária e gratuita. Os locais de aplicação das provas serão divulgados posteriormente.

O Encceja afere competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino. É destinado aos jovens e adultos com no mínimo 15 anos completos, até a data de aplicação da prova, para certificação do Ensino Fundamental. Para certificação do Ensino Médio, a prova é direcionada a jovens e adultos com idade mínima de 18 anos completos na data de realização do Exame.

Inscrições 

Os interessados na certificação do Ensino Fundamental ou Ensino Médio devem se inscrever pela internet, entre 20 de maio e 31 de maio. É preciso ter o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o número do documento de identificação (RG).

Durante a inscrição, o participante deve informar se precisa de algum atendimento especial; qual certificação que está buscando (EF ou EM); as provas para as quais deseja a certificação (caso já tenha uma declaração de proficiência de alguma área); a Secretaria Estadual de Educação ou o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia onde deseja solicitar o certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio ou a declaração parcial de proficiência.

Deseja procurar outra Notícia?