Notícias

15/04/2019 - 10:23 | Editado em: 15/04/2019 - 10:59

Mês de abril – Mês azul: conscientização do autismo

Imagem Notícia

O  mês de abril é considerado o mês azul, devido ao grande índice de autismo no gênero masculino. Por isso existem mundialmente manifestações para conscientizar a sociedade da importância de um olhar diferenciado.

Por esta razão a Secretaria Municipal de Educação (Smec) através do Setor de Educação Especial Inclusiva, juntamente com a Escola Santo Antônio (Apae) promoveram encontros e caminhadas, a fim de enfatizar, valorizar, refletir e dialogar o tema autismo.

Na tarde do dia 02 de abril aconteceu um  encontro no Polo Universitário com o tema: “Conversando sobre Autismo”, com a parceria da Apae e palestras ministradas pelo fonoaudiólogo, Narlon Bandeira e a  psicóloga, Sabrina Senna. A equipe de inclusão da Smec, salienta ter sido um momento enriquecedor, onde os participantes: pais, professores e comunidade em geral, colocaram seus questionamentos e dúvidas das quais foram esclarecidas no momento, os palestrantes expuseram e aprofundaram o universo autista.

O evento contou com o relato de uma mãe que expôs sua experiência por ter um filho autista. Ela revelou fatos como aceitação e reconhecimento do autismo na criança e a mudança de atitude para dar suporte e melhor atendimento ao filho. Falou da sua experiência desde o diagnóstico até os dias de hoje, de suas lutas e buscas para uma melhor qualidade de vida para o filho.

Já no dia 08 de abril aconteceu a Caminhada Azul, a caminhada tem o objetivo da conscientização sobre o tema, e teve a participação e integração de todas as escolas municipais, tendo também a Apae mais uma vez como parceria.

Na chegada na frente da Apae, foi oferecido aos participantes pipocas, água, atrações musicais e um momento de expressões artísticas, através do desenho livre.

A equipe organizadora diz que “todas as escolas com faixas, cartazes, placas, deixaram suas marcas de solidariedade, participação, amor e contribuição para o sucesso da caminhada”.

Deseja procurar outra Notícia?