Notícias

13/09/2018 - 08:46

Criadores recebem orientações sobre sanidade e tristeza parasitária

Criadores de bovinos de São José do Norte participaram de curso de orientação sobre sanidade animal com foco em tristeza parasitária subclínica. O evento integra as atividades do Programa Juntos Para Competir, desenvolvido pelo Senar e Sebrae em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Smap).O curso foi ministrado pelo veterinário, Sérgio Silva da Silva, que abordou o tema e falou das consequências ocasionadas pela proliferação de verminose.

Na ocasião, falaram sobre a fasciolose hepática, causada pela fascíola (verme), parasita que provoca processo inflamatório crônico no fígado e órgãos anexos dos animais domésticos e silvestres. A doença causa perdas de animais, como consequência, acarreta perdas econômicas na propriedade. Por esta razão, este foi um dos temas mais debatidos no curso, pois a região é propensa ao aparecimento da fascíola devido às áreas baixas sem relevo, ou seja, áreas planas, principalmente durante o período do outono e inverno.

A redução no ganho de peso dos animais pode chegar a 25% quando a doença os acomete. Para auxiliar os produz tores, o palestrante expôs métodos de prevenção. Explicou o alagamento dos pastos e a umidade, característica da região, contribui para proliferação da fascíola em bovinos. Entre as alternativas apresentadas pelo veterinário, está à aplicação de medicamentos prevenir, pois a prevenção ainda é a melhor forma de controle.       

O objetivo do curso foi orientar os produtores nortenses para a melhoria das atividades na propriedade e no cuidado com a saúde do rebanho.    

Deseja procurar outra Notícia?