Notícias

09/08/2018 - 09:40 | Editado em: 09/08/2018 - 09:48

Quinta-feira é dia de meditação na ESF João Landell

Imagem Notícia

A meditação é um ponto de reflexão, reconexão e limpeza interior que tornam a vida mais equilibrada

Como driblar a correria do dia a dia e manter o equilíbrio emocional? O Grupo de Meditação da Estratégia Saúde da Família (ESF) João Landell surgiu nesse contexto, com a proposta de oferecer aos usuários uma atividade capaz de promover benefícios à saúde física e mental, além de diminuir a ansiedade, melhorar o humor e reduzir o sofrimento com dores crônicas. A prática frequente da meditação ainda reduz a frequência cardíaca, controla a pressão arterial e melhora o sono. 

O grupo é aberto a todos os usuários da ESF e qualquer pessoa que tenha interesse em meditar pode participar do encontro, que acontece semanalmente, sempre às quintas-feiras, das 10h às 10h40min, na unidade. A iniciativa da cirurgiã-dentista e terapeuta da ESF João Landell, que também coordena o projeto desenvolvido com o apoio de toda a equipe, é pioneira em São José do Norte e marca a primeira ação local inserida nas Práticas Integrativas Complementares (PICS) – política do Ministério da Saúde.

Como funciona?

Durante o encontro, é realizado um relaxamento através de técnicas de Meditação Guiada, com dois objetivos principais: estimular a atenção do paciente para o foco no momento presente e levar a mente consciente a um estado de relaxamento – o que propicia um melhor funcionamento de todo o organismo, reorganiza os pensamentos, estabiliza a respiração e facilita o autoconhecimento e a identificação de angústias e sofrimentos que muitas vezes ficam escondidos em uma rotina atribulada.

A medicina tradicional já comprovou que o desequilíbrio das emoções pode causar doenças no corpo físico e a meditação é uma excelente ferramenta para "desligar" a mente e investigar como está nossa saúde interior. Essa prática leva o usuário a se conectar com o próprio corpo e com o que está acontecendo apenas no "aqui e agora" – o que traz grandes benefícios, já que estados depressivos e/ou ansiosos muitas vezes são causados por um excesso de pensamentos que está ligado ou ao passado ou à expectativa de futuro.

Deseja procurar outra Notícia?