Notícias

09/08/2018 - 09:13

Andar Amigo tem encontros semanais para caminhada e orientações

Imagem Notícia

Grupo de caminhadas é desenvolvido nas ESFs João Landell, Veneza e Bujuru

No dia 31 de julho, a educadora física do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) realizou uma atividade de capacitação com os agentes comunitários de saúde (ACS) das Estratégia Saúde da Família (ESF) Veneza, a fim de orientá-los sobre como preparar os participantes do grupo Andar Amigo antes e depois da caminhada. O projeto também está sendo desenvolvido nas ESF Bujuru e João Landell com um encontro semanal em cada unidade. 

A ideia de implementar grupos de atividades físicas junto às equipes surgiu durante reunião do Nasf com profissionais das ESF, que manifestaram o interesse e a necessidade de oferecer atividades que melhorassem a saúde dos usuários. A caminhada foi, então, escolhida, por ser uma atividade democrática, que depende apenas da disposição do usuário e não exige nenhuma habilidade especial.

Os encontros semanais iniciam sempre com a verificação da pressão arterial. Em seguida, é feito o aquecimento e depois a caminhada, que dura de 30 a 45 minutos. A atividade é encerrada com exercícios de alongamento. As ACS sempre acompanham o grupo nas caminhadas e a educadora física vai até as ESFs, uma vez por mês, para realizar atividades diferenciadas, como dança, ginástica e jogos. Palestras e rodas de conversas também são realizadas, a fim de promover a sociabilidade e fomentar o empoderamento dos participantes pelo envolvimento em funções que possibilitem a continuidade deste ou a criação de novos grupos voltados à prática de atividades físicas e de lazer além do dia específico de caminhada.

O exercício físico regular contribui para o retardamento de possíveis perdas funcionais que ocorrem com a idade, relativas às articulações, aos ligamentos, à musculatura e aos ossos, auxiliando no fortalecimento dos músculos, na melhoria da flexibilidade e da coordenação motora, na manutenção de uma pressão arterial propícia, na redução de gordura corporal, no condicionamento físico e na melhoria da circulação. Benefícios sociais e psicológicos também merecem destaque, pois toda atividade física contribui para a melhoria de qualidade de vida e da autoestima, o convívio com outros sujeitos e a redução do estresse e da ansiedade, aumentando a sensação de bem-estar.

Deseja procurar outra Notícia?