Notícias

12/06/2018 - 16:10

Vigilância Epidemiológica libera grupos para vacinação contra a gripe

Imagem Notícia

A vacinação contra a Influenza foi ampliada a partir desta segunda-feira (11) para as faixas etárias de 5 a 9 anos e de 50 a 59 anos, conforme determinado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), por meio do Memorando Circular nº 03/2018. A dose continua disponível para os grupos elegíveis até o dia 15 de junho, em todas as unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) de São José do Norte.

De acordo com a Coordenação do Programa Estadual de Imunizações, até o dia 2 de junho, metade dos 44 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave confirmados laboratorialmente para Influenza, foi registrada em crianças com até 9 anos, sendo 36% destes com idade entre 5 e 9 anos. Já a população de 50 a 59 anos foi priorizada porque corresponde a 20,5% do total dos casos.

O principal objetivo da Campanha é alcançar a meta de 90% de imunização para os grupos prioritários e doentes crônicos, que deverão apresentar comprovante da patologia e também serão avaliados pelos profissionais da rede. A Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde (SMS) alerta para a baixa procura por vacinação das crianças com idade entre 6 meses e 5 anos e das gestantes, cujo índice de cobertura no Estado está na faixa de 53,16% e 58,81%, respectivamente.

Prioridade

A definição segue a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) e abrange pessoas a partir de 60 anos, crianças com idade entre 6 meses e 5 anos incompletos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e particular, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – e os funcionários do sistema prisional.

As pessoas com doenças crônicas não transmissíveis (deficiências específicas) também deverão se vacinar. As doses protegem contra três subtipos do vírus da gripe, incluindo o vírus tipo A – causador da gripe A H1N1, A H3N2 e Influenza B. Vale destacar que, após a vacinação, o organismo leva 15 dias para gerar os anticorpos contra a enfermidade.

Prevenção

É importante reforçar os cuidados para evitar o contágio. As principais medidas recomendadas são: lavar frequentemente as mãos, evitar locais com aglomeração de pessoas – que facilitem a transmissão de doenças respiratórias, não compartilhar objetos de uso pessoal, manter os ambientes ventilados e evitar contato com pessoas que apresentem sintomas da gripe.

Deseja procurar outra Notícia?