Notícias

12/06/2018 - 16:39

Nortenses participam de curso de artesanato em lã crua

Imagem Notícia

Encerrou na última sexta-feira (8), o curso de artesanato em lã crua, promovido pela Secretaria Municipal da Agricultura e Pesca (Smap), com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e do Sindicato Rural do Rio Grande. Os participantes aprenderam diversas técnicas e confeccionaram variadas peças desde segunda-feira (4), quando começou o curso.

  Os participantes puderam desenvolver habilidades e criatividade durante a confecção dos trabalhos orientados pela instrutora do Senar, Luciana Viana. O curso abordou aspectos como comercialização, preservação do meio ambiente, higiene e segurança do trabalho e os tipos de lã e trabalhos possíveis de realizar com a matéria-prima.

“Eu fique sabendo do curso através de uma conhecida que me disse que ia ter um curso na área de tecer e trabalho com lã. Resolvi participar porque acho legal conhecer mais sobre artesanato. Agora estou aqui fazendo o curso e estou gostando muito”, disse o artesão e participante, Silas Vaz.

Assim como Silas, os participantes receberam orientações sobre como usar o tear, tecer e confeccionar peças. Fizeram xergões, tapeçarias, tapetes, bolsas, enfim, diversos utensílios e acessórios em lã crua.

A artesã, Marcia Glaeser, já participou de outros cursos de artesanato em lã e está sempre em busca de novidades. “De todos os cursos que eu já fiz, o que mais me chamou a atenção foi o de feltragem. Neste de hoje, eu vim focada em fazer trabalhos com feltragem, ver novidades. Eu me sinto realizada em fazer estes cursos. São uma terapia pra mim” disse, Márcia.

A instrutora do Senar, Luciana Viana explicou que há sempre inovação no setor laneiro e procura levar novidades aos participantes dos cursos. “A lã de ovelha é um produto presente na região e usar esta matéria-prima que tem na região é muito importante. Trazemos peças novas e diferentes para que o pessoal que procura o artesanato tenha novidades. Procuramos trazer coisas novas e atraentes para aqueles que gostam de artesanato”, disse Luciana.

O objetivo do curso é apresentar alternativas àqueles que trabalham com ovinos para que aprendam a beneficiar a lã e possam se capacitar ao conhecer diversas técnicas a serem aplicadas na matéria-prima e, também, levar novidades para quem trabalha com artesanato.

Deseja procurar outra Notícia?