Notícias

11/06/2018 - 11:00

SMS e 3ª CRS monitoram eventuais focos do Aedes Aegypti

Imagem Notícia

Agentes de Combate a Endemias e uma equipe da 3° Coordenadoria Regional de Saúde (3ª CRS) realizam o Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (Liraa) em São José do Norte. O objetivo é promover o rastreamento, na busca por eventuais focos do mosquito e avaliar possíveis locais de risco que favoreçam a reprodução do inseto, além de orientar as famílias quanto à prevenção e o combate de doenças.

O apoio dos moradores é essencial para que esta ação de rotina tenha um resultado favorável. Por isso, a Coordenação da Atenção Básica da SMS solicita que a comunidade receba os técnicos, que estão devidamente identificados, e atenda às solicitações efetuadas.  

Saiba mais

O LIRAa, ou Mapa da Dengue, é um instrumento fundamental para o controle do mosquito Aedes aegypti, que serve para auxiliar os municípios no planejamento das ações de combate e controle do mosquito Aedes aegypti. Com base nas informações coletadas no levantamento, o gestor poderá identificar os bairros onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito, bem como o tipo de depósito onde as larvas foram encontradas.

A melhor forma de evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água – locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

 

Deseja procurar outra Notícia?