08/06/2018 - 22:11

Nota de Esclarecimento: Indisponibilidade dos sistemas de gestão municipal

A Prefeitura Municipal através do seu setor de Tecnologia da Informática (TI) informa que alguns sistemas de gestão municipal estão indisponíveis. Nas Secretarias Municipais da Fazenda (SMF) e Administração (SMA), a folha de pagamento, licitações e compras estão inoperantes, assim como o Portal da Transparência que é vinculado aos mesmos sistemas.

A indisponibilidade nos sistemas se deve a um ataque de malware do tipo ransomware, isto é, um código malicioso que criptografa os arquivos, impedindo a sua utilização. O ataque ao servidor de Banco de Dados dos sistemas de gestão Dueto da Prefeitura aconteceu no dia de ontem (7).

Cabe salientar que o servidor precisa ser reinstalado, os bancos e os sistemas reconfigurados e na intenção de evitar a perda dos últimos dados lançados, visto que o último backup também estava no servidor e foi infectado, o setor de TI está tentando de várias formas e com o apoio de algumas empresas, além da Dueto Tecnologia, o processo de descriptografia desses dados.

O processo de reversão das consequências dessa infecção pode demorar alguns dias tendo como data mínima a quarta-feira (13), os sistemas permanecerão inoperantes, quando então, conforme o resultado dos processos de recuperação será definido a instalação dos bancos restaurados e sem a perda de dados ou as opções de backups anteriores, considerando a inexistência de informações dos últimos lançamentos de alguns sistemas nesses backups.

O setor de TI informa ainda que todas as secretarias permanecerão com expediente normal a partir da segunda-feira (11), e que somente os atendimentos que necessitam de consultas ou operações nesses sistemas estarão prejudicados.

Assim que ocorrer a normalidade nos sistemas de gestão municipal o TI passará a informação.