15/05/2018 - 09:48

Região elege cinco delegados na Assembleia da Consulta Popular

Em Assembleia Microrregional da Consulta Popular 2018/2019, ocorrida na última quarta-feira (9), em Rio Grande, a qual deu início à votação dos projetos escolhidos pelo público da microrregião, também foi realizada a indicação dos delegados dos municípios que a compõem. Ficaram definidos três delegados para representar Rio Grande, um para Tavares e um para São José do Norte.

A Assembleia Microrregional (Rio Grande, São José do Norte e Tavares) da Consulta Popular 2018/2019 do Governo do Estado é coordenada pelo Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede-Sul).

A votação popular é importante para garantir e ampliar a participação democrática, pois o processo permite à população votar as prioridades de investimento do governo de Estado para a sua região, ou seja, o cidadão escolhe uma demanda na área da saúde, uma na educação e duas em outras áreas.

Através da votação da última Consulta Popular, foram destinados a São José do Norte R$ 68.463,00 para ser aplicado em educação para a compra de equipamentos de informática e R$ 85.539,00 para ser investido em agricultura para a compra de insumos para a correção do solo.

Todos os anos, o Governo Estadual estabelece um valor, o qual deve ser repassado à deliberação da população e é distribuído entre as 28 regiões do Rio Grande do Sul. No período da consulta Popular 2018/2019, o valor disponibilizado é de R$ 80 milhões.

As assembleias regionais servem para debater e escolher as prioridades de cada município e estas prioridades ficam disponíveis para a votação da Consulta Popular que, neste ano, ocorre nos dias 26, 27 e 28 de junho em todo o Estado, através do voto secreto.

Estão habilitados a votar apenas os eleitores com domicílio eleitoral no Rio Grande do Sul. Os eleitores poderão votar em apenas um dos Programas ou Ações constantes da cédula de votação.

Na votação on-line e nos pontos de votação é necessário o número do seu título de eleitor. Caso você não o tenha à mão, o ambiente de votação na internet, permitirá pesquisa diretamente no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A votação pode ser realizada em qualquer lugar onde a eleição ocorra. Se o eleitor estiver em outro município no dia, ainda assim, ele pode votar nos projetos da sua região, pois será computado para o seu município.

Formas de votar:

– pelo site da Consulta Popular;

– presencialmente, através do aplicativo disponibilizado aos representantes dos Coredes e dos Comudes;

– via SMS para o número a ser divulgado, com a palavra RSVOTO#(Nº do título de eleitor)#(Nº do programa, de 1 a 10).