Notícias

15/05/2018 - 09:23

Caps promove ação em prol da Luta Antimanicomial

Imagem Notícia

Nesta quinta-feira (17), o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Atalaia promove ação alusiva ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, no auditório do Ministério Público (Rua General Osório, 61), das 9h às 16h, com o tema O que é ser louco nesta sociedade? Realidade ou Fantasia?!. 

O objetivo da ação é derrubar os muros do preconceito e promover a inclusão, aproximando a realidade das pessoas com transtornos mentais e dos serviços de saúde mental no país, a partir da análise de dados históricos relacionados ao contexto atual. Além disso, o Caps visa fortalecer a rede com o compartilhamento de informações sobre o tema, além de propiciar a melhoria do serviço prestado às pessoas com transtornos mentais e a seus familiares. 

A partir das 9h30min serão transmitidas informações sobre o serviço prestado pelo Caps Atalaia, com apresentação da equipe e mostra dos trabalhos manuais confeccionados pelos pacientes das Oficinas Terapêuticas . Na sequência, o psicólogo Luiz Carlos Bolzan falará sobre Reforma psiquiátrica. Um imperativo ético. 

Luta antimanicomial: Atualidade x Retrocesso será o tema da palestra da psicóloga Carmen Mello, no início da tarde. Após, a caracterização da loucura na sociedade contemporânea será discutida pelos participantes da Roda de Conversas – atividade que encerrará o evento.

A Luta Antimanicomial é um movimento que atua na defesa da garantia dos direitos das pessoas com sofrimento mental e busca combater o preconceito arraigado à ideia de que essas pessoas devem ser isoladas do convívio social em nome de pretensos tratamentos. 

Nesse sentido, o Caps, que é fruto do movimento pelo fim das internações compulsórias, tem como ferramentas o atendimento individualizado, com rodas de conversa, oficinas artísticas e tratamento terapêutico individual e em grupo. Assim, pretende-se oferecer um tratamento ambulatorial mais humanizado, no lugar de hospitais psiquiátricos e longas internações. 

Deseja procurar outra Notícia?