13/04/2018 - 16:46

Mineração foi tema de eventos na capital

Uma comitiva formada por 42 nortenses se dirigiu a capital gaúcha para acompanhar dois eventos com o tema mineração, no último dia 9. A Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (SMAP) e o Conselho Municipal de Produção (CPM) organizaram excursão para a Audiência Pública, a qual debateu A mineração no Rio Grande do Sul e propostas de desenvolvimento, e para o evento Agapan - Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural.

O grupo nortense foi formado por representantes de associações de agricultores familiares, cooperativas, sindicatos e órgãos públicos constituídos no município. Eles decidiram ir até Porto Alegre assistir aos debates para obter mais informações sobre os impactos da mineração no bioma pampa e sobre as consequências deste processo.

Entre as motivações que os levaram a busca por mais informações sobre os impactos ambientais, indenizações e os royalties a serem computados aos agricultores, está o fato de, em São José do Norte, ter uma empresa de mineração que possui licença prévia para explorar o subsolo no município.

Na área a ser minerada existem moradias, plantações de culturas anuais, principalmente, cebola, criação de bovinos e plantações de pinus e, a participação dos nortenses em debates como estes, proporciona mais informações aos agricultores, pecuaristas e silvicultores sobre os impactos e alternativas de renda durante e após a realização do processo exploratório.