12/01/2018 - 13:41 | Editado em: 12/01/2018 - 16:05

Confira o cronograma da coleta de lixo

A Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo (Smou) informa à população os dias de coleta de lixo na cidade e em localidades do interior. A Prefeitura Municipal aproveita a oportunidade para pedir a colaboração da comunidade para manutenção da cidade limpa. Além disso, alerta para que não façam o descarte do entulho em locais públicos ou privados indevidamente, tais como terrenos, estradas ou dunas.

Seja parceiro: não pague a pessoas não autorizadas para dar destinação ao seu entulho. Eletrodomésticos, móveis e entulho – incluindo galhos de árvores e grama – devem ter o recolhimento feitos através dos serviços das empresas terceirizadas pela prefeitura.

Este tipo de material é retirado mediante pagamento de taxa destinada à Secretaria Municipal da Fazenda (SMF). A Smou também recebe o descarte de aparelhos eletroeletrônicos, seus equipamentos e peças, celulares, pilhas e baterias, dentre outros resíduos desse tipo em sua sede, localizada na Rua Edgardo Pereira Velho, nº 635.

Colocar madeira, pedras e outros materiais pesados no lixo comum trazem prejuízos ao município, pois o valor pago pelo contribuinte pelo serviço é calculado por peso. Seja consciente, produza menos lixo e separe o que for reciclável; se possível enterre cascas de frutas e legumes, utilize restos de comida para alimentar animais domésticos ou até os de vizinhos, caso não os tenha.

A equação é simples: quanto mais for gasto com lixo, menos haverá a ser investido em saneamento, esgoto, infraestrutura, pavimentação, áreas de lazer e educação. Agende-se e para mais informações contate a Smou pelo telefone 3238-1771 ou 3238-1899.

Cronograma da Coleta de Lixo:

- Centro: de segunda a sábado (durante a tarde)

- Bairros Carlos Santos, Brasília, João Landell, Guarida e João Magalhães: segundas, quartas e sextas-feiras (durante a manhã)

- Bairros Veneza, Tamandaré e Canastreiro: terças, quintas e sábados (pela manhã)

- Balneários do Mar Grosso, Obelisco, Vila dos Pescadores, Vila Marumbi e Beco do Lagoão: segundas e quintas-feiras (durante a tarde) e aos sábados nos meses de dezembro a março.

- Localidades da 5ª Secção da Barra, Povoação da Barra, Pontal da Barra e Cocuruto: segundas e quintas-feiras (pela manhã)

- Localidades de Bujuru, Curral Velho, Capão do Meio, Estreito e São Caetano: quartas e sábados (durante todo o dia)

- Localidades de Barranco, Capivaras, Passinho, Capela, Várzea, Oriente, Beco da Chácara, Retiro e Tesoureiro: terças e sextas-feiras (durante todo o dia)