Notícias

10/11/2017 - 12:27

Evento valorizará a cultura negra no final de novembro

Imagem Notícia

O município de São José do Norte terá este mês um dia reservado a homenagear a cultura afro. No dia 29 de novembro a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) estará desenvolvendo diversas atividades até o anoitecer, voltadas para a rede de ensino e comunidade, que evidenciam a influência da matriz africana em nossos costumes e percepção de mundo.

O evento trará exposições, apresentações e oficinas sobre como a cultura negra tornou rica manifestações das artes como a dança, moda, música e gastronomia, entre outros, junto ao povo brasileiro. Os nortenses, por exemplo, contam com um pedaço vivo da história, já que na localidade de Capão do Meio abrigam uma comunidade quilombola. As ações também são alusivas ao mês da consciência negra.

20 de Novembro – Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra

Segundo o portal oficial da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) a data é alusiva ao falecimento do líder negro Zumbi dos Palmares. A homenagem foi sancionada através da Lei Federal nº 12.519/2011 no intuito de refletir sobre a inserção do negro na sociedade. A lembrança ao 20 de novembro surgiu na segunda metade dos anos 1970, no contexto das lutas dos movimentos sociais contra o racismo.

Zumbi – símbolo da resistência negra no Brasil – foi morto em emboscada no ano de 1695 após sucessivos ataques ao Quilombo de Palmares, situado no estado de Alagoas. Desde 1997 Zumbi faz parte do Livro dos Heróis da Pátria, no Panteão da Pátria e da Liberdade.

(Fonte: www.seppir.gov.br)

Programação do projeto Cultura Afro: Nossas Memórias, Nossas Raízes

29/11 – Quarta-feira (Em frente à sede da Smec, na Rua General Osório, nº253)

15h às 16h – Contação de histórias: “Boneca Rana”, por Ingrid Costa

16h – Exposições diversas da cultura afro

18h – Oficina de Turbante, por Gabrieli Costa

18h – Oficina de Abayomi, por Ingrid Costa

19h – Oficina de Danças Circulares com ritmos Afro-brasileiros, por Gisele Machado

20h – Roda de Capoeira, com Grupo Recôncavo

Deseja procurar outra Notícia?