Notícias

11/08/2017 - 10:34

Plano de Mobilidade Urbana de São José do Norte chega a sua segunda etapa

Imagem Notícia

Na noite de ontem (10) no Salão Paroquial da Igreja Matriz São José, aconteceu uma oficina participativa, sendo esta a segunda etapa do Plano de Mobilidade Urbana (PMU) de São José do Norte, evento convocado pelo Executivo para debater as definições de horizontes de planejamento para construção de cenários futuros.

 O professor doutor Julio Borello Vargas, da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), realizou a apresentação sobre o PMU do município, onde apresentou um breve diagnóstico do trabalho que vem sendo feito, e orientou sobre a metodologia do encontro que segundo ele: “oficina é o lugar onde se aprende fazendo junto com os outros. A oficina é um espaço de reflexão e ação no qual se pretende superar a separação que existe entre a teoria e a prática, integrando a visão técnica dos especialistas com a visão real de quem vive a cidade.”

O espaço foi aberto à comunidade para que participassem escrevendo em fichas verdes os pontos fortes, ou seja, as vantagens que a cidade oferece para quem deseja circular utilizando diferentes formas de locomoção; já em fichas vermelhas os pontos fracos, isto é, os problemas e dificuldades que afetam a mobilidade na cidade. Após, foi feita leitura das fichas e em grupos a comunidade pôde escrever em fichas amarelas as soluções ideais e em fichas brancas as soluções viáveis para solucionar os problemas mencionados nas primeiras fichas. A partir deste levantamento seguirão os estudos da UFRGS, que trará o diagnóstico em uma próxima reunião a ser divulgada em breve.   

Esteve no encontro o secretário de Coordenação e Planejamento, Danúbio Roig, que ciceroneou os visitantes na companhia de titulares das demais Pastas. Membros do Legislativo se fizeram presentes e também participaram da oficina.

 

Fotos: Daiane Gautério Pereira / Assessoria de Comunicação de Imprensa

Deseja procurar outra Notícia?