10/08/2017 - 09:57

Prefeita se reúne com comitiva pela luta do setor pesqueiro

Na tarde desta terça-feira (8) a prefeita Fabiany Zogbi Roig e o titular da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Smap), Fábio Martins, conduziram reunião proposta pela chefe do Executivo durante encontro do Conselho Municipal de Produção quando comprometeu-se a reunir representantes do setor pesqueiro e representações governamentais para avançarem no atendimento de demandas dos pescadores.

O grupo foi composto pelo vice-prefeito da cidade de Rio Grande, Renato Mattos Gomes, secretários de pesca dos municípios de Rio Grande, Claudio Costa, e Tavares, Antônio Carlos Silva, presidentes das colônias Z1, Nilton Machado, e Z2, Irandir Rodrigues, os representantes da Emater/Ascar-RS, Luciano Ossanes e Carlos Treviso, assessor técnico da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Ricardo Nuncio, pescadores e vereadores para uma reunião sobre o tema pesqueiro.

O objetivo da reunião a união de forças para defesa do setor da pesca em algumas demandas da classe que garantirão o bom andamento da atividade. Dentre as questões discutidas estão a proteção de embarcações de outros estados que desenvolvem a atividade na costa gaúcha, estabelecimento como prioridade a pesca de emalhe dentro das doze milhas, luta pela permissão para que a pesca artesanal possa ser praticada “Barra a fora”, ou seja, na Costa Oceânica, especificamente dentro dos limites das 12 milhas, respeitando a legislação existente que regulamenta a pesca de emalhe.

Como encaminhamento será produzido um relatório que será destinado a SDR. Ficou agendada a ida da chefe do Executivo e de dois representantes da pesca a uma reunião na SDR em Porto Alegre dia 17 de agosto para levarem em mãos o documento.