17/05/2017 - 10:50 | Editado em: 17/05/2017 - 10:50

Situação do Polo Naval é pauta de audiência pública do Senado

Nesta segunda-feira (15), o vice-prefeito Vicente Ferrari representou o Executivo Nortense na audiência pública promovida pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado Federal, para debater a situação dos polos navais no Brasil, especialmente o do Rio Grande do Sul. A audiência foi realizada em caráter interativo com a participação popular por meio do Portal e-Cidadania e do Alô Senado (0800 61 22 11).

Uma comitiva composta por lideranças regionais já esteve em Brasília no início deste mês, para cumprir diversas agendas em defesa do polo naval gaúcho. A articulação sensibilizou vários senadores, que se manifestaram pela retomada dos investimentos da Petrobras para viabilizar a conclusão de uma nova plataforma de petróleo, que está sendo construída aqui no Estado.

A audiência foi motivada pela preocupação das autoridades com o efeito dominó devastador decorrente das milhares de demissões registradas no polo naval do Rio Grande – situação que gera forte impacto econômico social em São José do Norte. O objetivo era buscar soluções e solicitar a revisão da política industrial da Petrobras, que não enviou nenhum representante ao evento.

Também participaram da audiência o prefeito do Rio Grande, Alexandre Lindenmeyer; o deputado estadual Nelsinho Metalúrgico; o vice-presidente da Federação dos Metalúrgicos do RS, Ênio Santos; a auditora fiscal do trabalho Alline Bessa de Meneses; a representante do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Margarete Gandini, demais autoridades e lideranças.

A comissão segue intermediando o diálogo entre a indústria naval no Rio Grande do Sul e o presidente da República, Michel Temer. Representantes da comissão alertaram que o fim dos investimentos da Petrobras no Estado provoca altos índices de desemprego, crise econômica e social sem precedentes na região.