17/05/2017 - 10:51

Município celebra retorno ao PAA Sementes

Um número expressivo de agricultores lotou o prédio do Ministério Público (MP) na tarde da última sexta-feira (12) ao aguardar a entrega das sementes de cebola do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), promovida pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) do governo federal. O auditório, desde cedo, esteve lotado e contou com a participação de diversas autoridades.

Através do breve ato uma demanda antiga dos nortenses acabou sendo atendida, segundo o presidente do subcomitê da cebola Rui Lemos, já que São José do Norte recebeu 66% do grão destinado à região. Representando o Legislativo, o vereador Ildomar Xavier ressaltou a importância de toda ajuda par dar a continuidade à atividade que marca a cultura base e economia local.

Porém, para o presidente da Emater/RS-Ascar Clair Khun, é preciso pensar além do plantio, pois o cultivo é um fator determinante na qualidade da produção. Para Khun a eficiência no campo é essencial para subsistência da cidade ao afirmar que “70% do alimento consumido na mesa dos gaúchos vem da pequena propriedade”.

O deputado federal Alceu Moreira, ao lado do delegado da Sead no Rio Grande do Sul Márcio Madalena, enalteceu a parceria entre as instituições e destacou que “a pesquisa é fundamental e o município tem condições de fomentar um centro tecnológico para estudo da cebolicultura, onde poderiam ser implementadas novas variedades do insumo para aproveitamento total dos ciclos junto ao solo.”. Antes de passar a palavra, o congressista entregou ao Executivo duas emendas parlamentares, que juntas somam R$ 225 mil, para execução de eventos esportivos e aquisição de equipamentos para atenção básica em saúde.

Representando o governador José Ivo Sartori, o secretário estadual chefe da Casa Civil Fábio Branco ratificou o compromisso em colaborar com o desenvolvimento da zona sul e afirmou que é essencial que “todos devem caminhar para o mesmo lado”. Antes da entrega dos aproximadamente 350 quilos de sementes para os agricultores e associações a prefeita Fabiany Zogbi Roig destacou que “toda política pública que venha a favorecer a agropecuária é ideal para fomento da cadeia econômica nortense. Fá lembrou que a luta pelo setor primário vem do período em que atuava como vereadora, quando buscava pela ampliação da patrulha agrícola e agora, apesar de todas as dificuldades, vem vencendo a demanda de serviços pela Prefeitura Municipal.

A estimativa é que as sementes entregues cubram uma área de 200 hectares, gerando algo em torno de 5 mil toneladas de cebola. Hoje, o estado é o segundo maior produtor do país, sendo que 80% do cultivo estão concentrados em quatro municípios da região – Rio Grande, São José do Norte, Tavares e Mostardas.