18/04/2017 - 13:37

Prefeita participa de audiência sobre Segurança Pública em Rio Grande

Na manhã de ontem (17), a prefeita Fabiany Zogbi Roig participou da audiência proposta pela Comissão Especial de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Estado (AL-RS). Presidida pelo deputado estadual Ronaldo Santini, a audiência, realizada na Câmara de Vereadores de Rio Grande, foi pautada pela necessidade de aumento do efetivo da Brigada Militar e da Polícia Civil.

Em seu pronunciamento, a prefeita elencou as principais dificuldades enfrentadas pelos nortenses nessa área, mencionando a sensação de insegurança, com a crescente onda de violência, e manifestou sua preocupação com o aumento do número de homicídios e de furtos qualificados.

O prefeito do Rio Grande, Alexandre Lindenmeyer, também participou do evento, juntamente com líderes comunitários; vereadores, o representante do 6° BPM, Capitão Mendonça; o superintendente do Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGI-M), Daniel Nascimento; o titular da 7ª Delegacia Regional de Polícia Civil em Rio Grande, Elione Lopes; a titular da Promotoria de Justiça Cível de Rio Grande, Valdirene Sanches Jacobs; e os deputados estaduais Adilson Troca, Luiz Fernando Mainardi e Miriam Marroni.

A Comissão Especial da Segurança Pública tem como objetivo apurar o aumento nos números de infrações penais, em especial homicídios e latrocínios, além da grave crise prisional, a falta de vagas e as condições precárias dos presídios. Os esforços do grupo concentram-se na análise das causas geradoras dessa progressão, bem como nas alternativas para minimizar as consequências, a curto e longo prazo.

Desde dezembro, o grupo trabalha para apontar soluções capazes de diminuir a violência no estado. Esta audiência integra a segunda etapa do trabalho, que iniciou com o diagnóstico da Segurança Pública no RS, a partir de pedidos de informações aos órgãos envolvidos; segue com as audiências públicas por Região; passará para as Visitas Técnicas e será concluído com a realização de Seminário. Os questionamentos e sugestões oriundos de cada debate regional irão subsidiar o relatório que será entregue ao governo estadual, com sugestões de medidas a serem implementadas.