11/04/2017 - 14:13 | Editado em: 12/04/2017 - 13:01

Smec encerra mês com saldo positivo na cultura

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) pode considerar março como um mês de realizações. A constatação foi apurada pelo setor de cultura da Pasta ao enumerar a ações executadas junto à comunidade nortense.

Em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande (Furg) foram desenvolvidos eventos para a comunidade, dentre eles as atividades da Semana da Mulher. Na programação voltada ao público feminino a sala de espera da Hidroviária ficou tomada por fotos do artista Eduardo Cout, com imagens retratando a essência de cada uma das nortenses. Em paralelo, a abertura do ano letivo promovida pelo setor pedagógico, trouxe a palestra do professor doutor Vilmar Pereira tendo por tema “A Pedagogia do Olhar”.

O envolvimento e parceria entre Smec e Furg foi constatado durante duas noites de oficinas literárias ministradas pela instituição de ensino superior pelos integrantes do projeto “Socializando a leitura”. Na ocasião a docente Kelly Goulart apresentou trabalhos de alunos sobre o empoderamento feminino.

Talentos locais como Sandra Moraes e Gustavo Rocha utilizaram o prédio da Smec como espaço alternativo em sarau cultural, transformando a sede administrativa da Educação. E foi a habilidade que encerrou março, com exposição de artefatos produzidos por profissionais locais na 2ª Feira do Artesanato Nortense. Todos os eventos – com exceção da abertura do ano letivo, que foi focado nos docentes da rede municipal – foram abertos à toda comunidade de São José do Norte.

Fotos:

- Daiane Gautério Pereira / Assessoria de Comunicação e Imprensa

- Sheron Dias / Smec

- Eduardo Cout / Acervo de imagens da mostra "Women´s Day"