10/04/2017 - 12:28

Mobilização e informação encerram a Semana do Autismo

Sensibilidade. Uma palavra tão simples e com um significado tão vasto pode ser usada para definir todo esforço da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) em promover as últimas atividades da Semana de Conscientização do Autismo em São José do Norte.

A caminhada pelas ruas da cidade na última sexta-feira (7) buscou ressaltar a importância da discussão sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA); uma síndrome comportamental detectada geralmente na infância, e conseqüentemente durante a vivência junto à rede escolar, que afeta diretamente as interações sociais. Centenas de pessoas trilharam um caminho ligeiramente curto – entre a Escola Municipal Marechal Rondon e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – porém de importância profunda para quem luta pela integração de seus filhos perante a sociedade.

Outro fator de peso na balança das relações sociais foi debatido no sábado (8) entre os profissionais da educação: a empatia. Sim, outro sinônimo para a sensibilidade foi o ponto central da conversa da fonoaudióloga Fabiana Silveira durante a palestra “Inclusão: desafios e estratégias” no auditório do Centro Educacional do bairro Comendador Carlos Santos.

Fotos: Apae e Daiane Gautério Pereira / Assessoria de Comunicação e Imprensa