Notícias

10/04/2017 - 12:44 | Editado em: 10/04/2017 - 12:45

Campanha de vacinação contra a gripe começa na próxima semana

Imagem Notícia

A campanha de vacinação contra a gripe (H1N1) inicia na próxima segunda-feira (17) e vai até o dia 26 de maio. As doses estarão disponíveis em todas as unidades ESF do município, no horário normal de funcionamento, e na Vigilância Epidemiológica, das 8h30min às 16h, sem fechar ao meio dia.

Para este ano, a meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários. O objetivo é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da Influenza na população alvo, que, este ano, inclui professores das redes pública e particular.

Os grupos prioritários compreendem: pessoas a partir dos 60 anos; crianças com idade entre seis meses e 5 anos incompletos; trabalhadores da saúde; povos indígenas; gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto); pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – e funcionários do sistema prisional.

As pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis, que inclui as pessoas com deficiências específicas, e outras condições clínicas especiais também deverão se vacinar. Nesses casos, é obrigatória a apresentação da prescrição médica, especificando o motivo da indicação.

Pacientes já cadastrados em programas de controle de doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) também devem receber a vacina. Caso a vacinação não esteja disponível onde são atendidos regularmente, deverão buscar a prescrição médica na próxima consulta agendada, visando garantir esse documento com antecedência, para evitar filas no período de vacinação.

Pacientes que são atendidos na rede privada ou conveniada também devem buscar a prescrição médica com antecedência, junto ao seu médico assistente, devendo apresentá-la nos postos de vacinação durante a realização da campanha.

Deseja procurar outra Notícia?